Pugnācŭlum

Primeira Guerra Mundial – A guerra mais importante da história

É a Primeira Guerra Mundial que marca o triunfo hegemônico da democracia sobre as antigas monarquias, o desencantamento da religião e da tradição que permitiram a ascensão de visões de mundo seculares, como o marxismo e a psicanálise, além da era do modernismo nas artes e no pensamento – toda a tradição anterior passa a ser ignorada e criticada, tratando-se o mais recente sempre como mais válido do que o mais antigo.

Apesar de ignorada ao ser comparada com a Segunda Guerra Mundial, com o horror do Holocausto e das bombas nucleares, foi a trágica e eletrizante Primeira Guerra Mundial que delineou o mundo, os conflitos, a política e as ideologias que marcam nosso pensamento do século XX até os nossos dias.



Foi analisando e estudando minuciosamente que Flavio Morgenster criou O Guten Morgen Go – Primeira Guerra Mundial um curso em vídeo, áudio e textos sobre os efeitos duradouros da Grande Guerra no mundo atual.

Publicidade

Não se trata meramente de um curso de história, e sim de uma análise cultural sobre como esta guerra tão pouco estudada definiu como o mundo seria atualmente. Aproveite o desconto promocional, clique no botão abaixo e inscreva-se agora. Use o código promocional: gutenlive

INSCREVA-SE NO CURSO


O que você vai aprender?

  1. O cenário da Europa antes da Guerra e o início do conflito

    O mundo antes da Guerra e o mundo após o conflito são completamente irreconhecíveis. Monarquias foram substituídas por democracias, famílias tradicionais por ideologias modernizantes – a Europa e o mundo mudaram radicalmente em 4 anos.

  2. Cavando trincheiras contra a tecnologia militar

    As cenas da Primeira Guerra mereciam muito mais destaque nos cinemas: desde a primeira batalha, na Bélgica, diariamente cenas de terror (e adrenalina) ocorriam. As mudanças na tecnologia militar dos primeiros conflitos forçaram uma medida desesperada: cavar trincheiras para alguém poder sobreviver.

  3. Morte em escala industrial

    A dura lição da guerra, e o que fez um conflito aparentemente banal em uma região geralmente esquecida do mundo se transformar no maior morticínio que o mundo já havia visto, foi que a tecnologia de matar também avançou muito com a Revolução Industrial.

  4. A sombria “paz” e as conseqüências que duram até hoje

    É um costume pensarmos no mundo antigo, de reis, Estados confessionais e moral pública, e no mundo moderno, de democracia, laicismo e ideologias progressistas, acreditando que tudo mudou naturalmente. Foi o fim violentíssimo da Primeira Guerra que fez surgir o nosso mundo.

INSCREVA-SE NO CURSO


A Avaliação

5 Pontuação

AVALIAÇÃO

  • Avaliação
Sair da versão mobile